26 janeiro, 2008

Tabaco: Lei faz aumentar consultas

Mais fumadores procuram de consultas de cessação tabágica por todo o país. Acesso ao serviço «está melhor», mas listas de espera rondam um mês nos centros de saúde. Nos hospitais «podem chegar a anos». Sul do país tem a cobertura mais deficiente.


Por: Cláudia Lima da Costa ("Portugal Diário")

A proibição de fumar em espaços fechados levou a um aumento na procura das consultas de cessação tabágica em todo o país, adiantaram ao PortugalDiário responsáveis das Administrações Regionais de Saúde. A resposta do SNS ainda não é suficiente, mas está a «melhorar». Listas de espera rondam um mês nos centros de saúde, mas nos hospitais «podem chegar a anos».
«A procura está ainda a exceder a oferta. Mas temos que reconhecer que o apoio dos Serviços de Saúde tem aumentado. Na linha SOS, o número de chamadas tem vindo a aumentar, mas é um aumento moderado», adiantou ao PortugalDiário Paulo Vitória, responsável pela linha telefónica SOS Deixar de Fumar.

«Era escravo da nicotina» Histórias do último cigarro

Quanto às listas de espera Paulo Vinagre adianta que a situação «é pior na zona Sul, de Lisboa para baixo, onde a oferta e a acessibilidade a estes serviços é menor». Ainda assim, apesar das melhorias, o responsável afirma que «não há consciência» na política de saúde contra o tabaco, uma vez que «não há apoio aos medicamentos».
No Algarve, as consultas para quem quer deixar de fumar só estão disponíveis em quatro centros de saúde, sendo que, em São Brás de Alportel a lista de espera para as consultas está em um mês, conforme adiantou ao PortugalDiário a enfermeira Alina Candeias.

MAIS NOTICIAS:
Demitiu funcionários por não fumarem
Tabaco: lei leva a despedimentos
«Não fumo mais»: casos de sucesso

- ALMA ALGARVIA - De S. Brás de Alportel para o Mundo!!! - Sinta o pulsar de tudo o que de mais importante e interessante acontece em São Brás de Alportel e no Algarve!!! -
eXTReMe Tracker

Powered by Blogger

Grátis

Google
  • Velocidade de Navegação


  • Cartoons, Caricatures, Comic Strips & much more!
    Garfield Clube da Mafalda

    El sudoku del día por SudokusWeb.com
    O meu ip

    Estou no Blog.com.pt


    My blog is worth $6,209.94.
    How much is your blog worth?