11 fevereiro, 2008

Rota da Cortiça abre ao público no próximo Verão

O percurso da rota já está praticamente definido e começará a ser testado na Primavera. Até lá, serão promovidos debates sobre a cortiça e o sobreiral.

Texto:Hugo Rodrigues

Fotografia: Eulália botelho

O produto que muitos consideram o ouro «da Serra do Caldeirão, a cortiça, vai ter uma Rota a si dedicada a partir do próximo Verão. A Rota da Cortiça junta diversos agentes do interior e pretende dar a conhecer e valorizar esta riqueza, bem como as tradições e produtos típicos serranos.Apesar de apenas arrancar a 100 por cento no Verão, a Rota da Cortiça está praticamente definida, faltando apenas «ultimar alguns pormenores», revelou ao nosso jornal Márcia Jacinto, uma das técnicas ligadas ao projecto. A partir da Primavera começarão os «passeios de teste», para os quais serão convidadas entidades e associações de diversos sectores. A Rota da Cortiça será apresentada oficialmente e inaugurada durante a Feira da Serra de São Brás de Alportel de 2008. Foi neste concelho do interior algarvio que nasceu a ideia de criar a rota e é nele que se desenvolvem as actividades associadas a esta iniciativa.

A Rota da Cortiça começa no Museu do Trajo de São Brás de Alportel. Depois de um passeio pelas ruas da Vila, os visitantes são orientados para a Serra, para visitar montados de Sobreiro. Segue-se a visita a algumas aldeias típicas, como a de Alportel e Parises, a última das quais vive quase exclusivamente da apanha de cortiça.Mais tarde, a Rota da Cortiça vai ao encontro dos processos que tornam a cortiça um bem ainda mais valioso. As fábricas tradicionais de preparação desta matéria-prima são um ponto de passagem obrigatório, assim como as fábricas mais modernas, que se valem da mais avançada tecnologia para criar os seus produtos. Este é o itinerário principal da rota, mas os responsáveis pela iniciativa pensaram nos diferentes públicos com que terão de lidar. Assim, cada uma das visitas será «única e adaptada aos interesses das pessoas» que nela participam. Ou seja, para um grupo de jovens será criado um percurso diferente de um grupo de seniores ou de uma família.Apesar de ainda não estar no terreno, a Rota da Cortiça já foi lançada ao nível académico.

Em Novembro passado teve lugar o primeiro debate do ciclo «Conversas à volta do Sobreiro». Segue-se um outro debate em Março e um Seminário, que «encerrará o ciclo durante a Feira da Serra de 2008». Estas iniciativas pretendem aumentar o conhecimento em torno deste bem, fundamental para a economia sambrasense. Todos eles têm lugar no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável, da associação In Loco.

Com a cortiça a servir de pólo aglutinador, a Câmara de São Brás e os seus parceiros neste projecto querem potenciar seis temas principais. Desde logo a valorização do Património e da Natureza, mas também a Vida Rural, a Tradição, a Inovação e o Conhecimento. Para atingir os objectivos, a Rota da Cortiça também prevê visitas a diferentes aldeias típicas, onde os visitantes poderão provar produtos como a aguardente de medronho, licores, mel, figos, amêndoas e doces. De caminho, podem ficar a conhecer as culturas de sequeiro, as hortas de regadio e estruturas agrícolas tradicionais, assim como noras, eiras e tanques de rega.

O projecto Rota da Cortiça é impulsionado pela Câmara de São Brás em parceria com a Associação de Empresários da Cortiça, a Associação de Produtores florestais da Serra do Caldeirão, a In Loco, a Associação de agricultores do Algarve e a Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel.

0 Comments:

<< Home

- ALMA ALGARVIA - De S. Brás de Alportel para o Mundo!!! - Sinta o pulsar de tudo o que de mais importante e interessante acontece em São Brás de Alportel e no Algarve!!! -
eXTReMe Tracker

Powered by Blogger

Grátis

Google
  • Velocidade de Navegação


  • Cartoons, Caricatures, Comic Strips & much more!
    Garfield Clube da Mafalda

    El sudoku del día por SudokusWeb.com
    O meu ip

    Estou no Blog.com.pt


    My blog is worth $6,209.94.
    How much is your blog worth?