Lisboa-Dakar Anulado

O rali Lisboa-Dakar vai mesmo ser cancelado, devido a questões de segurança na travessia da Mauritânia.
A comunicação da decisão oficial da organização da prova, a cargo da ASO (Amaury Sport Organisation), aconteceu agendada ao meio dia de hoje, numa conferência de imprensa. A esta, seguiu-se uma outra, promovida pela empresa João Lagos Sport, parceiro português da organização.
Em entrevista ao jornal francês L'Équipe, citada pelo Expresso, o responsável máximo da Amaury Sport Organisation (ASO) adiantou: "É uma notícia triste, mas a verdade é que, tendo em conta os problemas que se colocaram com a passagem pela Mauritânia, este era um desfecho quase inevitável, pois levar em frente uma corrida destas e a determinado ponto haver problemas como os que já foram referidos, o preço a pagar pela 'teimosia' de continuar era demasiado alto".
Recorde-se que o Governo francês desaconselhou “fortemente” deslocações dos seus cidadãos à Mauritânia, incluindo os que participam no rali que parte de Lisboa no sábado. O anúncio apanhou de surpresa a organização, uma vez que o director da prova, o francês Etienne Lavigne, se tinha deslocado na semana passada à Mauritânia e tanto a embaixada francesa como o governo local garantiram haver condições de segurança.
A Mauritânia, onde se disputa grande parte do rali (oito etapas e o dia de repouso) foi palco do assassínio de quatro turistas franceses, a 24 de Dezembro, num ataque atribuído ao Braço da Al-Qaida no Magrebe Islâmico (BAQMI).
Três soldados mauritanos foram também mortos três dias depois (27 de Dezembro), embora este incidente não tenha ainda sido esclarecido.
<< Home