02 janeiro, 2008

IR A FARO EM HORA DE PONTA É CADA VEZ MAIS DIFÍCIL


Viajar de S.Brás de Alportel para Faro, em horas de grande movimento com o objectivo de cumprir horários no emprego ou em qualquer outra missão, está a ser cada vez mais complicado efectuar essa viagem em tempo reduzido, apesar da curta distância que separa as duas localidades cerca de quinze quilómetros.

Há certos dias que as filas de automóveis ligeiros e pesados a partir do Coiro da Burra, têm mais de um quilómetro de comprimento até ao entroncamento na Estrada Nacional número dois, para avolumar próximo da capital algarvia, onde o renque de veículos é ainda mais extenso.

O fluxo de transportes motorizados vindos da Via do Infante, quer do Barlavento quer do Sotavento e também o trânsito de S.Brás de Alportel, Estói e outras localidades limítrofes, sem contar com os residentes à beira do trajecto, são de tal modo excessivos, que a via de acesso à capital, já não tem como outrora, as condições necessárias para os transportes circularem espaçadamente até à entrada das portas Norte e Nascente da cidade de Faro.

Se os nossos conterrâneos dos tempos idos, voltassem para viajar de S.Brás de Alportel até Faro, demorando cerca de uma hora em pleno século vinte e um, talvez ficassem surpreendidos pela positiva face ao tempo gasto, na medida em que dantes para percorrer os mesmos quinze quilómetros, demoravam meio dia ou bastante mais. O mau estado das estradas e as extintas carroças de tracção animal, onde se transportavam pessoas e mercadorias, causavam não só enorme fadiga para os almocreves e carreiros, mas também para os animais que puxavam as cargas por vezes com peso excessivo.

Hoje, os tempos são outros e as estradas embora insuficientes, estão devidamente betumadas por onde circulam os veículos bastante rápidos, mais cómodos e mais potentes, o que significa novas exigências e outras condições ao nível da rapidez e da circulação em segurança, não só para satisfazer os actuais requisitos das actividades em curso, mas também para não emperrar o desenvolvimento da frágil economia do país.

Por este motivo e muitos outros, S.Brás de Alportel merece ter um novo ramal com acesso directo à cidade de Faro, afim de permitir algum descongestionamento das vias existentes e facilitar de certo modo o desenvolvimento comercial e industrial do espaço sambrasense, com mais acuidade da que foi prometida em épocas distantes, face à construção de um ramal ferroviário até à vila da cortiça, tendo a promessa caído no esquecimento, embora permaneça o nome de ESTAÇÃO, no local onde eventualmente deviam estacionar os comboios... Na certeza porém, cada vez mais é preciso acompanhar o progresso, apostando nas novas tecnologias, para preparar com engenho e com arte os desígnios do presente e do futuro, a caminho do desenvolvimento cada vez maior da vila do Padroeiro da Garganta e de todos os sambrasenses, independentemente da cor da pele ou do modelo das classes sociais...

- ALMA ALGARVIA - De S. Brás de Alportel para o Mundo!!! - Sinta o pulsar de tudo o que de mais importante e interessante acontece em São Brás de Alportel e no Algarve!!! -
eXTReMe Tracker

Powered by Blogger

Grátis

Google
  • Velocidade de Navegação


  • Cartoons, Caricatures, Comic Strips & much more!
    Garfield Clube da Mafalda

    El sudoku del día por SudokusWeb.com
    O meu ip

    Estou no Blog.com.pt


    My blog is worth $6,209.94.
    How much is your blog worth?