27 novembro, 2007

CTT emitem amanhã primeiro selo de cortiça do mundo

CTT lançam Selo de cortiça


Os Correios de Portugal vão emitir amanhã (dia 28) o primeiro selo de cortiça do mundo. A emissão, constituída por um único selo inteiramente produzido em cortiça, é feita como evocação do sector corticeiro português, cuja importância para a economia nacional vem do facto de fazer do nosso país o maior produtor e exportador mundial de cortiça.


O lançamento do Selo de Cortiça será feito amanhã, quarta-feira, dia 28 de Novembro, às 12h30, na Assembleia da República. Participarão da cerimónia o presidente da Assembleia da República Jaime Gama e o presidente dos CTT Correios de Portugal, Luís Nazaré.
O selo tem o valor facial de 1 euro e terá uma tiragem de 230 mil exemplares. Foi desenhado por João Machado e fabricado em papel de cortiça auto adesivo. A cortiça e os sobreiros, que lhe estão na origem, são verdadeiros símbolos nacionais. Portugal é hoje o líder mundial na produção, transformação e exportação da cortiça. Quaisquer que sejam os números evocados, Portugal aparece sempre como líder mundial no que diz respeito à produção corticeira.
É no nosso país que se situa a maior área de sobreiros do planeta, com 737 mil hectares, correspondentes a 32,5% de toda a área plantada com estas árvores no mundo. As plantações de sobreiros, que adornam sobretudo a paisagem alentejana, representam 23% de toda a floresta nacional.
Portugal produz mais de metade de toda a cortiça mundial, mais exactamente 54%. A quase totalidade desta produção, 90%, destina-se ao mercado externo. A importância económica desta produção traduz-se nos 900 milhões de euros de produtos fabricados em cortiça exportados anualmente. O sector rolheiro tem a parte de leão nestes números: a ele se devem 75% das exportações.Por tudo isto se diz da cortiça que é uma das mais importantes embaixadoras de Portugal. Ela leva o nome do país aos cinco continentes e até ao espaço e colocou Portugal na vanguarda do conhecimento e investigação em cortiça. Daí a responsabilidade portuguesa na protecção e promoção deste nobre produto da floresta mediterrânica.
A cortiça é a casca do sobreiro, um produto natural renovável, reciclável e bio degradável. O Quercus suber L., que a mãe natureza plantou essencialmente no Sul de Portugal, dá corpo à identidade da paisagem alentejana e da serra algarvia. Lar de uma infindável variedade de espécies animais e vegetais, o montado de sobro, na sua multifuncionalidade, evita a desertificação do sul do país - região seca e de terrenos delgados - ao reduzir a erosão dos solos e ao contribuir de forma ímpar para a economia local.
O montado e a cortiça que produz é, também, capaz de fixar o dióxido de carbono, o principal responsável pelo aquecimento global do planeta. Preservado por reis e governantes, desde os primórdios da nação até aos dias de hoje, o sobreiro foi sempre protegido na legislação nacional. É nas cartas de D. Dinis, no século XIII, que surgem as primeiras referências ao sobreiro e à cortiça. Sendo a partir do século XIX que se inicia a exploração no montado como a conhecemos actualmente.
De aspecto rude, mas muito agradável ao tacto, a cortiça possui características únicas: leve, impermeável a líquidos e a gases, compressível, elástica, um excelente isolante térmico, acústico e vibrático, e resistente ao atrito. Capaz de servir para os mais variados fins, desde a construção à industria automóvel e aeronáutica, é na rolha de cortiça que encontra o seu produto mais conhecido.
Por razões históricas ligadas à proximidade da produção do vinho do Porto, a indústria fixou-se, essencialmente, no Norte, mais especificamente no Distrito de Aveiro, região que, até aos nossos dias, é o centro mundial da transformação e comércio da cortiça.
O novo selo terá obliteração de primeiro dia a 28 de Novembro, em Lisboa, no Porto, no Funchal e em Ponta Delgada.
Para além dos 230 mil selos previstos pelo plano filatélico, serão adicionalmente emitidos 20 mil exemplares com uma tarja promocional Grupo Amorim, que poderão ser requisitados separadamente pelos coleccionadores até 31 de Janeiro de 2008.
A emissão inclui ainda sobrescritos de primeiro dia, ao custo de 55 cêntimos, e pagelas, ao preço de 70 cêntimos.
in "Barlavento On - Line"

- ALMA ALGARVIA - De S. Brás de Alportel para o Mundo!!! - Sinta o pulsar de tudo o que de mais importante e interessante acontece em São Brás de Alportel e no Algarve!!! -
eXTReMe Tracker

Powered by Blogger

Grátis

Google
  • Velocidade de Navegação


  • Cartoons, Caricatures, Comic Strips & much more!
    Garfield Clube da Mafalda

    El sudoku del día por SudokusWeb.com
    O meu ip

    Estou no Blog.com.pt


    My blog is worth $6,209.94.
    How much is your blog worth?