27 outubro, 2007

São Brás de Alportel esquecido pelo Governo

PIDDAC: Governo reduz verbas para região. Três concelhos pobres ficam sem investimentos

O Algarve vai sofrer no próximo ano um corte no investimento da Administração Central de quase dez milhões de euros. A proposta de PIDDAC regionalizado do Governo é especialmente negativa para três dos mais pobres concelhos da região, que ficam sem qualquer verba.

O investimento total cifra-se nos 95,2 milhões de euros, menos 9,5 por cento do que o Governo destinara para este ano; 57,1 milhões são para projectos de carácter regional ou interconcelhio e a restante verba (38 milhões) encontra-se dividida pelos concelhos. Faro é o que terá a maior fatia (18,1 milhões). Pelo contrário, Alcoutim, Aljezur e São Brás de Alportel são completamente esquecidos na proposta do Governo.

“É a continuação de uma estratégia de abandono do Interior, através de um desinvestimento generalizado”, afirma Macário Correia, presidente da Associação de Municípios do Algarve (AMAL). Segundo ele, não dá para perceber como é que “as zonas com maiores carências são as que nada recebem”.

O presidente da Câmara de Alcoutim está revoltado com a situação. “Pelos vistos, este concelho não faz parte do País”, diz Francisco Amaral. E ironiza: “Parece que para o Governo já não há nada a fazer em Alcoutim. Deve ser por o município ser muito rico...”A falta de verbas põe em causa a concretização de projectos há muito reclamados pela autarquia, como “a construção de uma ponte sobre o Guadiana, o desassoreamento do rio e a melhoria da rede de lares de idosos e de escolas”.

MARGINALIZAÇÃO

Manuel Marreiros, que lidera a edilidade aljezurense, está também descontente mas não surpreendido. “Já estou habituado a ver o concelho ser marginalizado, como se não existisse. Sempre foi assim, com este ou outro Governo. É algo que está enraizado”, salienta o autarca. Marreiros ainda acredita, no entanto, que uma das obras de que o município carece – a Variante à Vila – possa ser incluída no orçamento da Estradas de Portugal.

Quem não se mostra muito preocupado com o facto de o concelho não aparecer na proposta do Executivo é o Presidente da Câmara de S. Brás de Alportel. António Eusébio diz que as principais obras de que o município carece “não precisam de vir no PIDDAC regionalizado”, pelo que irá “aguardar serenamente”.
A grande prioridade é a construção da estrada de ligação à Via do Infante e ao Mercado Abastecedor.

INVESTIMENTO POR CONCELHO
Albufeira – 5 541 760 euros
Alcoutim – 0 euros
Aljezur – 0 euros
Castro Marim – 122 175 euros
Faro – 18 147 310 euros
Lagoa – 200 581 euros
Lagos – 2 025 864 euros
Loulé – 2 179 468 euros
Monchique – 70 000 euros
Olhão – 2 143 811 euros
Portimão – 4 342 649 euros
São Brás de Alportel – 0 euros
Silves – 1 273 247 euros
Tavira – 1 475 178 euros
Vila do Bispo – 248 856 euros
Vila Real de Sto. António – 295 923 euros
Investimento de carácter regional ou intermunicipal – 57 158 199 euros
TOTAL DO INVESTIMENTO – 95 225 021 euros

- ALMA ALGARVIA - De S. Brás de Alportel para o Mundo!!! - Sinta o pulsar de tudo o que de mais importante e interessante acontece em São Brás de Alportel e no Algarve!!! -
eXTReMe Tracker

Powered by Blogger

Grátis

Google
  • Velocidade de Navegação


  • Cartoons, Caricatures, Comic Strips & much more!
    Garfield Clube da Mafalda

    El sudoku del día por SudokusWeb.com
    O meu ip

    Estou no Blog.com.pt


    My blog is worth $6,209.94.
    How much is your blog worth?