São Brás de Alportel distiguida pelas novas tecnologias

Os sítios das Câmaras Municipais de Faro e de Vila Real de Santo António foram integrados no «top ten» do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) em termos de maturidade.
Segundo os autores do estudo, esta classificação revela «uma substancial melhoria dos sites da região algarvia», que passaram a estar integrados na plataforma do projecto Algarve Digital, que apostou em conteúdos uniformes para as dezasseis autarquias da região.Considerando um ranking geral de maturidade, as Câmaras melhor classificadas em 2007 são, pela ordem indicada, Pombal, Faro, Viana do Castelo, Vila Real de Santo António, Portalegre, Oeiras, Paredes, Matosinhos, Odivelas, Ferreira do Alentejo.
Quando consideradas as funcionalidades da «navegação», aparecem novamente três autarquias algarvias – São Brás de Alportel, Olhão e Faro –, a par de Câmaras como as de Pombal, Almada, Cartaxo, Vila Pouca de Aguiar, Santarém, Armamar e Chamusca.
No que respeita ao capítulo da «Informação sobre Eleitos», as Câmaras melhores classificadas são Vila Nova da Barquinha, Caldas da Rainha, Paços de Ferreira, Aveiro, Ansião, Vila Real de Santo António, Almada, Penafiel, Pombal e Porto. Pelo segundo ano consecutivo, o ISEG procedeu ao apuramento e divulgação dos rankings associados à maturidade dos serviços de informação das autarquias.
Segundo o Instituto universitário, o estudo «é o resultado de um processo de construção de uma base de dados sobre as funcionalidades dos serviços de informação das autarquias e da sua utilização em termos de avaliação de maturidade dos mesmos».Em relação a 2006, a percentagem de câmaras que dispõem de Web Site passou de 92 para 97 por cento, admitindo-se que algumas destas possam estar em manutenção e momentaneamente não disponibilizar informação.
Filipe Antunes
<< Home