23 outubro, 2007

Centro Museológico do Alportel apresenta exposição de artesanato e produtos locais

“Uma Casa na Serra” até ao final de Novembro

“Uma Casa na Serra” dá nome à nova exposição patente no Centro Museológico do Alportel, durante os meses de Outubro e Novembro. As portas do Centro abrem-se para a simplicidade do lar serrano, numa mostra de tradições, ofícios e artes das gentes da serra.

“Uma Casa na Serra” dá a conhecer as tradições que o tempo ainda não apagou, nesta bonita aldeia no sopé da serra: os habilidosos trabalhos em esparto, as rendas delicadas, feitas ao serão; as colchas bordadas do enxoval das raparigas; as bonecas de carepa de milho, as alcofas de empreita e os cestos de vime, os utensílios para o amanho da terra, feitos pelas mãos de quem a conhece bem.
Uma Casa na Serra convida o visitante a entrar e oferece uma viagem ao passado, passando pela intimidade do quarto, pelo calor aconchegante da velha cozinha, e sem deixar de visitar a sala de fora, e o quintal, com o estendal de roupa ao vento, acabada de lavar na ribeira, e o velho alambique, onde se destila a aguardente e o medronho.
Esta exposição é uma iniciativa conjunta da Sociedade Recreativa Alportelense e da Câmara Municipal, com a colaboração do Museu do Trajo de São Brás de Alportel. Os trabalhos expostos, de autoria das formandas dos cursos sócio-educativos da Educação Extra-Escolar são mostra do trabalho de valorização das artes e ofícios tradicionais.
A construção desta “casa na Serra” revela a determinação da comunidade alportelense na dinamização do centro museológico e na defesa da sua história, defendendo os valores do Algarve Interior e reavivando as tradições e costumes.

Pode visitar esta Casa na Serra até ao próximo dia 23 de Novembro, de terça-feira a domingo, das 14h00 às 17h00. Para visitas fora deste horário, deverá contactar a organização, pelos telefones 289 843 711, ou o 962 471 272.

- ALMA ALGARVIA - De S. Brás de Alportel para o Mundo!!! - Sinta o pulsar de tudo o que de mais importante e interessante acontece em São Brás de Alportel e no Algarve!!! -
eXTReMe Tracker

Powered by Blogger

Grátis

Google
  • Velocidade de Navegação


  • Cartoons, Caricatures, Comic Strips & much more!
    Garfield Clube da Mafalda

    El sudoku del día por SudokusWeb.com
    O meu ip

    Estou no Blog.com.pt


    My blog is worth $6,209.94.
    How much is your blog worth?