5ª CICLOPEREGRINAÇÃO ALGARVE - FÁTIMA
Algarvios pedalam até Fátima para comemorar os 90 anos das apariçõesPor: Ana Sofia Varela

Aliando a fé ao desporto, mais de 150 pessoas vão partir de Albufeira, na próxima terça-feira, 9 de Outubro, às 11 horas, pedalando até Fátima, onde chegarão quatro dias depois.
A cicloperegrinação chegará nesse dia a Castro Verde, passando por Montemor-o-Novo, no dia seguinte, e Alpiarça, a 11 de Outubro. No final de cada etapa, os cicloperegrinos vão juntar-se à comunidade local para participar na recitação do terço e assistir à missa, sempre às 21h30.
A quinta edição da cicloperegrinação tem um maior valor simbólico, porque marca as comemoração dos 90 anos das aparições de Fátima e alguns dos cicloperegrinos vão participar nas celebrações eucarísticas, uns levando um andor e outros ajudando na comunhão.
João Espada explica que «a última etapa carece de chegar mais cedo», devido à afluência de pessoas ao Santuário. É que, explica, a «segurança vai ser mais apertada e os participantes devem seguir as indicações dos guiões» que serão distribuídos pela organização.
Durante as etapas, um carro vassoura acompanhará os ciclistas e, a meio de cada etapa, podem parar para beber água e comer fruta. Mas não haverá espaço para desistências, pois o «objectivo é chegar de bicicleta a Fátima», segundo os elementos da organização.
A edição deste ano tem a participação de mais 50 cicloperegrinos e, como explica Bernardino Caliço, da organização, o número de participantes aumenta de «ano para ano», o que gera algumas dificuldades a nível logístico. É necessário providenciar alojamento e nem todas as cidades do trajecto têm capacidade para dar dormida às mais de 150 pessoas que envolve a peregrinação. Só nove senhoras foram corajosas o suficiente para embarcar nesta aventura, juntamente com a centena e meia de outros ciclistas, sendo que o mais velho tem 69 anos e o mais novo 18.
João Espada, explicou ao barlavento.online que, como se trata de um grande desafio, a maioria dos participantes «vão treinando» nos seus tempos livres. No regresso, depois de milhares de pedaladas, os cicloperegrinos contarão com a ajuda de um autocarro da Câmara de Albufeira que os trará de volta a casa.
Segundo José Rolo, vice-presidente da autarquia de Albufeira, «é de realçar o trabalho da organização, mas também dos participantes. Chegar a Fátima é um prémio».
Já Desidério Silva, presidente da Câmara de Albufeira, a grande apoiante da iniciativa, deseja «que a prova decorra como está previsto».
<< Home