23 setembro, 2007

“O Empresário” vai estar no Cine-Teatro São Brás a 23 de Setembro

No próximo dia 23 de Setembro, as portas do Cine-Teatro abrem-se para mais um grande espectáculo. Às 21h30, a ópera cómica “O Empresário”, de Mozart, entra em palco, numa produção conjunta da ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve e da Orquestra do Algarve.

A ópera que se estreou pela primeira vez em Viena no ano de 1786 volta aos palcos ao som da Orquestra do Algarve, com representação a cargo da Companhia de Teatro do Algarve.
Trata-se de uma obra que foge aos cânones tradicionais da ópera, sendo composta por duas partes distintas: uma cantada e outra falada, acompanhadas por cinco peças musicais, que teve a sua estreia na mesma noite de uma outra obra de Salieri, “Prima la Musica Poi le Parole”. Aconteceu então, sob a forma de arte, o confronto entre dois diferenciados caminhos para a criação operática: por um lado, com Salieri, o modelo de ópera séria italiana que se expandia por quase todas as cortes da Europa (Portugal inclusive) e por outro, a revitalização da tradição do teatro cantado, desejada por alguns artistas, entre eles, Mozart.
A criação da obra “O Empresário” por Mozart marcou o início de uma nova era caracterizada pela sátira, pelo humor e pela musicalidade nas peças. Nesta ópera, Mozart evidencia as rivalidades e os problemas envoltos na encenação dos espectáculos de forma suave, com um forte apelo à declamação teatral.
Na produção que agora se apresenta, pela primeira vez em língua portuguesa, num libreto inteiramente reescrito, a obra mantém os seus debates internos originais, na perspectiva pretendida por Mozart, de proximidade e comunicação directa com os públicos a que a obra se destina.
Fiel a este propósito, o espectáculo terá entrada gratuita de modo a que um espectáculo de qualidade possa ser acessível a todos.

A entrada é gratuita. A autarquia disponibiliza ingressos, gratuitos, no Gabinete do Munícipe (edifício da Câmara Municipal), nos dias 20 e 21 e no dia do espectáculo, no Cine-Teatro, a partir das 20h30.

- ALMA ALGARVIA - De S. Brás de Alportel para o Mundo!!! - Sinta o pulsar de tudo o que de mais importante e interessante acontece em São Brás de Alportel e no Algarve!!! -
eXTReMe Tracker

Powered by Blogger

Grátis

Google
  • Velocidade de Navegação


  • Cartoons, Caricatures, Comic Strips & much more!
    Garfield Clube da Mafalda

    El sudoku del día por SudokusWeb.com
    O meu ip

    Estou no Blog.com.pt


    My blog is worth $6,209.94.
    How much is your blog worth?