07 setembro, 2007

“O Empresário” consegue financiamento do Estado

Inclusão do Algarve e da ACTA nos apoios pontuais de Música 2007

Por: Cristina Elói - "Região Sul"

A ópera “O Empresário” de Mozart, com a qual a ACTA havia concorrido vai ser financiada pelo Instituto das Artes, depois de ter sido negado o apoio financeiro do Estado. Após reclamação da ACTA, na sequência da contestação formal apresentada à Direcção Geral das Artes, no passado dia 16 de Julho, a Direcção Geral das Artes voltou atrás e emitiu um despacho, “o qual dá conta da correcção ao verificado vício de violação de lei” evocado por aquela Companhia de Teatro. Recorde-se, o Instituto das Artes tinha anunciado há cerca de quatro meses que a ópera “O Empresário”, uma produção da ACTA e da Orquestra do Algarve, não reunia as condições necessárias para ser financiada pelo Estado.

Ópera de Mozart volta à estrada “O Empresário” volta à estrada em Setembro, numa versão em língua portuguesa. A ópera vai ser apresentada no Auditório Municipal de Portimão, no dia 9, no Centro Cultural de Vila Real de Santo António, no dia 22, no Jardim da Verbena em São Brás de Alportel, no dia 23, e no Largo Eng. Duarte Pacheco em Albufeira, nos dias 27 e 28. Os espectáculos iniciam-se às 22:00 horas.

Trata-se de uma parceria entre a ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve e a Orquestra do Algarve. A dramaturgia e encenação são de Paulo Matos e a direcção musical está a cargo do maestro Osvaldo Ferreira. A peça é uma obra que foge aos cânones tradicionais da ópera, incluindo uma forte componente de teatro declamado. Teve a sua estreia original em 1786, na mesma noite de uma outra obra de Salieri, “Prima la Musica Poi le Parole”. As interpretações estão a cargo dos sopranos Liza Veiga e Ângela Soares, do tenor Fernando Guimarães e dos actores e actrizes do elenco da ACTA Luís Vicente, Afonso Dias, João Jonas, Luís de A. Miranda, Elisabete Martins, Glória Fernandes e Tânia Silva.

- ALMA ALGARVIA - De S. Brás de Alportel para o Mundo!!! - Sinta o pulsar de tudo o que de mais importante e interessante acontece em São Brás de Alportel e no Algarve!!! -
eXTReMe Tracker

Powered by Blogger

Grátis

Google
  • Velocidade de Navegação


  • Cartoons, Caricatures, Comic Strips & much more!
    Garfield Clube da Mafalda

    El sudoku del día por SudokusWeb.com
    O meu ip

    Estou no Blog.com.pt


    My blog is worth $6,209.94.
    How much is your blog worth?