29 setembro, 2007

Jornadas Europeias do Património

Astérix e as suas aventuras no Jardim da Verbena

As Jornadas Europeias do Património, entre os dias 28 e 30, marcarão presença, no Algarve, em sete localidades da região, com várias iniciativas em Albufeira, Lagos, Loulé, Portimão, Sagres (Vila do Bispo), São Brás de Alportel, Silves e Cacela (Vila Real de Santo António).

O ponto alto das comemorações em São Brás de Alportel, no barrocal algarvio, será assegurado pela figura de Astérix e dos seus companheiros de aventuras, que ajudarão as crianças a perceber o período romano.

A iniciativa chamar-se-á "Traz os Teus Pais à Descoberta da História" e evocará o período romano do concelho através das personagens criadas por René Goscinny e Albert Uderzo.

Lá estarão, "ao vivo e em tamanho natural", o pequeno e nobre guerreiro gaulês, o seu amigo "baixo de peito" Obélix, o cãozinho Ideiafix e o druida Panoramix com a sua poção mágica, entre outros, numa actividade agendada para o Jardim da Verbena, durante a tarde de sábado, 29 de Setembro, podendo as crianças fazer-se fotografar ao lado das personagens da BD.

"Este ano procurámos dirigir-nos às famílias e à comunidade e tentámos usar estas personagens familiares às crianças para as motivar para o estudo da História", disse à Lusa uma responsável do gabinete de comunicação da Câmara de São Brás de Alportel, Marlene Guerreiro.

Na mesma linha de atracção do público infantil, o município promove também, durante toda a tarde de sábado, uma maratona de provérbios populares, em que os alunos das escolas são convidados a ilustrar um provérbio com a ajuda da família.

As jornadas algarvias contemplam ainda actividades como a inauguração de um percurso pedestre histórico turístico em Vale de Fuzeiros (Silves), uma visita temática ao promontório de Sagres e uma caminhada pela serra algarvia com leituras diversas e direito a guia, em Tavira.

Uma apanha de frutos secos num pólo museológico a eles dedicado no concelho de Loulé e a recriação do quotidiano de uma comunidade do Neolítico final/Calcolítico em Portimão também farão parte dos três dias de festa europeia do património no Algarve.

Agência LUSA

- ALMA ALGARVIA - De S. Brás de Alportel para o Mundo!!! - Sinta o pulsar de tudo o que de mais importante e interessante acontece em São Brás de Alportel e no Algarve!!! -
eXTReMe Tracker

Powered by Blogger

Grátis

Google
  • Velocidade de Navegação


  • Cartoons, Caricatures, Comic Strips & much more!
    Garfield Clube da Mafalda

    El sudoku del día por SudokusWeb.com
    O meu ip

    Estou no Blog.com.pt


    My blog is worth $6,209.94.
    How much is your blog worth?