12 junho, 2007

São Brás de Alportel aposta na Serra do Caldeirão

Chegado o Verão, época em que as temperaturas começam a subir e com elas o risco de ocorrência de incêndios, o município de São Brás de Alportel aposta na sensibilização da população para a prevenção dos fogos florestais e para a defesa e protecção da Serra do Caldeirão, tesouro ambiental do concelho.

A Serra constitui dois terços do território do Município de São Brás de Alportel, é “Mãe” da melhor cortiça do mundo, que nasce em terras de Montado de Sobro, e dá a matéria–prima para o mais importante sector económico do concelho, a cuja expansão, no séc. XIX ficou a dever-se a elevação da então freguesia de Alportel a concelho. Mestra de Saberes ancestrais, e de sabores guardados da sadia alimentação mediterrânica no Tempo, luta hoje contra sérias dificuldades, ameaçada pela desertificação, pelo despovoamento, pelo constante temor dos incêndios florestais, ao mesmo tempo que encara novos desafios, na senda de caminhos por onde escrever o seu Futuro.

A Serra, em toda a sua plenitude, serve de tema a uma Sessão que terá lugar (hoje) dia 12 de Junho, a partir das 17h30 no Centro Museológico do Alportel, na qual será apresentado a público o Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios e será inaugurada a exposição temática “Olhares de Serra”, que estará patente neste centro até ao final do mês de Setembro.
A assinatura de um protocolo de colaboração com a Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão e a realização de uma sessão temática dedicada à prevenção dos incêndios florestais marcarão esta sessão.

No final da Sessão, está reservada a apresentação das obras de requalificação dos espaços exteriores do Centro Museológico do Alportel, da responsabilidade da Câmara Municipal em conjunto com a Sociedade Recreativa Alportelense. A área envolvente ao centro dispõe agora de alguns espaços de apoio para aquela colectividade e de um Campo de Jogos Tradicionais, que pretende contribuir para a valorização das tradições.
Importa referir que as sessões públicas de sensibilização para a prevenção dos fogos florestais terão continuidade no próximo dia 19, no sítio dos Parises, onde a Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão prestará esclarecimentos sobre a realização de queimas, entre outras práticas que se podem tornar possíveis focos de incêndios em caso de não cumprimento das regras. Estas sessões integram uma campanha de prevenção dos fogos florestais que está a ser desenvolvida a nível regional, uma iniciativa da Grande Área Metropolitana do Algarve, no âmbito do projecto III-C “Incendi”, com organização a cargo da Associação VIVER SERRA. Esta campanha, que tem como objectivo a prevenção de incêndios florestais, é realizada em 45 locais do Algarve e conta com a colaboração de um conjunto de associações.
Porque a prevenção é a melhor arma contra o fogo, a Câmara Municipal lançou mais uma campanha de sensibilização “A Floresta não tem olhos, olhe por ela!”, mediante a edição da brochura informativa “Juntos pela Floresta, Todos contra o Fogo” (com o apoio do Gabinete Florestal Intermunicipal e a Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão) e a publicação de um dossier dedicado a esta temática na agenda de eventos “São Brás Acontece”.
G.I.D.I - C.M.S.B.A.

- ALMA ALGARVIA - De S. Brás de Alportel para o Mundo!!! - Sinta o pulsar de tudo o que de mais importante e interessante acontece em São Brás de Alportel e no Algarve!!! -
eXTReMe Tracker

Powered by Blogger

Grátis

Google
  • Velocidade de Navegação


  • Cartoons, Caricatures, Comic Strips & much more!
    Garfield Clube da Mafalda

    El sudoku del día por SudokusWeb.com
    O meu ip

    Estou no Blog.com.pt


    My blog is worth $6,209.94.
    How much is your blog worth?