09 junho, 2007

Publicação reúne história do antigo Sanatório São-Brasense

"Sanatório Vasconcelos Porto - São Brás de Alportel"

“Um trabalho fulcral para reforçar a identidade de São Brás de Alportel” disse António Rosa Mendes, docente da Universidade do Algarve, sobre o livro “Sanatório Vasconcelos Porto São Brás de Alportel”, na sessão de apresentação desta obra.

Na sessão, decorrida no Salão Nobre desta autarquia, estiveram presentes, para além de António Rosa Mendes, a autora do livro, Cristina Fé Santos, o director-geral do Centro de Medicina de Reabilitação do Sul, Jorge Varanda, o presidente da Assembleia Municipal, José Correia Martins, Nogueira da Rocha, da Sociedade Portuguesa da História dos Hospitais, a presidente da administração do Hospital Distrital de Faro, Ana Paula Gonçalves, e o edil São-Brasense, António Eusébio.
A obra retrata a história de 70 anos do Sanatório São - bransenze, onde a autora, Cristina Fé Santos, faz um enquadramento da história do estado de saúde em Portugal, uma visão globalizante dos últimos dois séculos.
Para o director-geral do Centro de Medicina de Reabilitação do Sul, a obra “é das melhores” em termos gráficos, da história dos hospitais. E apesar de estar mais ligado ao presente, Jorge Varanda considera que o recente Centro de Medicina “é um património precioso” e “uma oportunidade extraordinária” de começar “uma nova história”.
Recorde-se, o sanatório funcionou como tal até 1991, sendo então integrado no Hospital Distrital de Faro. Posteriormente, foram realizadas obras de manutenção com vista a colocar aí o Serviço de Pneumologia, tendo continuado a funcionar com doentes do foro respiratório, na sua maioria. Só a 30 de Junho de 2002 é encerrado e a 1 de Junho desse ano, são iniciadas obras que o transformam no Centro de Medicina de Reabilitação do Sul.
Para além da apresentação da obra, foi também inaugurada uma exposição sobre o antigo sanatório, bem como realizada uma visita ao Centro de Medicina de Reabilitação do Sul. Todas as actividades estiveram inseridas nas comemorações do 93º aniversário do município de São Brás de Alportel.
Cristina Elói - in REGIÃO SUL

0 Comments:

<< Home

- ALMA ALGARVIA - De S. Brás de Alportel para o Mundo!!! - Sinta o pulsar de tudo o que de mais importante e interessante acontece em São Brás de Alportel e no Algarve!!! -
eXTReMe Tracker

Powered by Blogger

Grátis

Google
  • Velocidade de Navegação


  • Cartoons, Caricatures, Comic Strips & much more!
    Garfield Clube da Mafalda

    El sudoku del día por SudokusWeb.com
    O meu ip

    Estou no Blog.com.pt


    My blog is worth $6,209.94.
    How much is your blog worth?