21 junho, 2007

O Aquecimento Global discute-se em São Brás de Alportel no maior dia do ano

A Biblioteca Municipal de São Brás de Alportel recebe dia 21 de Junho, o dia maior do ano, pelas 21h30, a sessão temática “O Aquecimento Global”, orientada pelo astrofísico Dário Passos.

Em dia de equinócio, discute-se um dos temas mais quentes da actualidade: o aquecimento global do planeta.
O aquecimento global é um fenómeno climático que tem vindo a acentuar-se nos últimos 150 anos, com o aumento progressivo da temperatura terrestre. Muitas são as causas assinaladas pelos cientistas para o fenómeno, contudo as causas naturais surgem muito aquém das causadas pelo ser humano. O aumento gradual da emissão de gases para a atmosfera, o consumo excessivo dos recursos naturais, os gastos de energia e a poluição são algumas das acções que têm contribuído ao longo dos anos para este fenómeno. As constantes alterações de temperatura, o aumento do nível global dos mares e a forte ocorrência de tempestades tropicais, tornados, furacões são algumas das consequências mais visíveis das alterações climatéricas.

Dário Passos, distinguido recentemente com o prémio Gulbenkian de Estimulo à Investigação - Categoria Ciências da Terra e do Espaço, é investigador do Centro Multidisciplinar de Astrofísica do Instituto Superior Técnico, onde desenvolve o seu doutoramento sobre influência do sol no clima terrestre, virá a São Brás de Alportel expor os seus estudos mais recentes sobre as alterações climáticas que atingem proporções cada vez mais alarmantes.
Este jovem investigador, natural de São Brás de Alportel é licenciado em engenharia física, pela Universidade do Algarve. Ainda enquanto estudante colaborou com o Centro de Ciência Viva do Algarve, como monitor de Astronomia e Física, passando posteriormente pelo Laboratório de Instrumentação e Física de Partículas.
Em 2003, estagiou no Laboratório de Física de Estado Sólido pertencente ao CERN – Vonseil Européem pour la Recherche Nucléaire, na Suiça, ano em que se especializou na área de Física Médica e Óptica Avançada. De modo a prosseguir os seus estudos na área da astrofísica, Dário Passos inscreveu-se em 2005 num estágio científico na Universidade de Évora, onde desenvolveu conhecimentos na área da Paleoclimatologia e Física Solar.
Na actualidade, frequenta o doutoramento no Centro Multidisciplinar de Astrofísica do Instituto Superior Técnico, onde estuda Física Solar e relações Sol-Terra.

- ALMA ALGARVIA - De S. Brás de Alportel para o Mundo!!! - Sinta o pulsar de tudo o que de mais importante e interessante acontece em São Brás de Alportel e no Algarve!!! -
eXTReMe Tracker

Powered by Blogger

Grátis

Google
  • Velocidade de Navegação


  • Cartoons, Caricatures, Comic Strips & much more!
    Garfield Clube da Mafalda

    El sudoku del día por SudokusWeb.com
    O meu ip

    Estou no Blog.com.pt


    My blog is worth $6,209.94.
    How much is your blog worth?