21 maio, 2007

II Gala Nacional de Acordeão

São Brás de Alportel homenageou Eugénia Lima

Na noite de 19 de Maio, o acordeão reinou em São Brás de Alportel, na II gala Nacional de Acordeão, que contou com a participação de Eugénia Lima.

Decorreu no passado sábado à noite, no Cine-Teatro São Brás, a II Gala Nacional de Acordeão de São Brás de Alportel que levou ao palco 10 dos melhores acordeonistas do País, com a participação especial do DUOODEON, com João Frade e Ricardo Alves e com a honrosa participação de uma das mais importantes personalidades do acordeão em Portugal, Eugénia Lima.

A Gala Nacional de Acordeão é uma iniciativa da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, que contou com a coordenação técnica a cargo do Professor Hermenegildo Guerreiro, responsável pelo ensino do acordeão em São Brás de Alportel há mais de duas décadas e mestre de alguns dos maiores nomes do acordeão na actualidade.

Sendo o acordeão um instrumento maior da cultura algarvia, o Município de São Brás de Alportel, em conjunto com as associações locais, tem vindo a desenvolver um importante trabalho, ao nível da valorização das tradições musicais, nomeadamente ao nível da formação musical dos jovens. Dos jovens talentosos aos veteranos, subiram ao palco do Cine-teatro 10 acordeonistas que já deram provas do seu valor, que a nível nacional, como internacional. Constituída por três partes distintas, a Gala teve as actuações de Joaquim Martins, André Natanael, Fábio Guerreiro, Lúcia Baracosa, Vera Caneta, Nelson Conceição e João Filipe Guerreiro. A segunda parte abriu ao som dos acordeões de João Frade e Ricardo Alves, que deram a conhecer o seu mais recente projecto “DUOODEON”, um trabalho conjunto que reúne o melhor destes dois grandes mestres do acordeão.

Homenagem a Eugénia Lima

O tributo por 70 anos de carreira dedicados ao acordeão. A terceira e muito aguardada parte do espectáculo trouxe a São Brás de Alportel Eugénia Lima, uma das mais prestigiadas figuras do acordeão a nível nacional e internacional.

Com cerca de 70 anos de carreira, Eugénia Lima continua a dar provas do seu amor a esta arte e a encantar tudo e todos com a sua energia contagiante.

Eugénia Lima nasceu em Castelo Branco, a 29 Março do ano de 1926 e muito cedo despertou para o mundo da música. Começou a dar os primeiros acordes com apenas quatro anos de idade. E desde logo os seus familiares puderam perceber que a menina Eugénia levava jeito para o acordeão. “Comecei a tocar com quatro anos. O meu pai era afinador de acordeões. Como tinha muitos instrumentos desses lá em casa comecei a brincar com eles, e mais tarde a tocar”. O seu talento depressa se evidenciou. Com apenas 4 anos Eugénia tocou no Teatro Vaz Preto, ao que se seguiriam actuações em toda a Beira Baixa. Tinha então 8 anos de idade, quando Eugénia decidiu que queria seguir a carreira de acordeonista. Passou a ter aulas particulares e a dedicar-se cada vez mais a este instrumento, que viria a fazer parte da sua vida para sempre.

Hoje, 70 anos depois de ter começado a sua carreira, Eugénia Lima não hesita em dizer que valeu a pena. “Foi uma carreira longa, mas muito bonita. Devo ao público tudo quanto sou. O nome que tenho devo-o a todas essas pessoas”.“O nome que fiz foi conseguido a pulso. Hoje basta ir à televisão e somos conhecidos. No meu tempo isso não era assim, tínhamos que calcorrear aldeia por aldeia, vila por vila e cidade por cidade, para que as pessoas passassem a informação umas às outras. Foi assim que fiquei conhecida”.

Eugénia Lima conta com mais de 200 melodias compostas por si e 50 músicas gravadas, sendo ainda a fundadora da Orquestra Típica Albicastrense. Da sua longa carreira, a acordeonista recorda momentos que a marcaram para sempre. São disso exemplos as duas distinções que recebeu da Presidência da República: o título de Dama da Ordem Militar de Santiago de Espada, pela mão do General Ramalho Eanes e o Grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, pela mão de Mário Soares. Muitos outros momentos de uma longa e intensa carreira na música continuam presentes na sua memória… como a fundação da Orquestra Típica Albicastrense, a atribuição do Óscar de Imprensa, como melhor solista de música ligeira e o diploma honorífico da União Nacional dos Acordeonistas de França, entre muitas festas de homenagem e uma mão cheia de distinções e medalhas de mérito.

- ALMA ALGARVIA - De S. Brás de Alportel para o Mundo!!! - Sinta o pulsar de tudo o que de mais importante e interessante acontece em São Brás de Alportel e no Algarve!!! -
eXTReMe Tracker

Powered by Blogger

Grátis

Google
  • Velocidade de Navegação


  • Cartoons, Caricatures, Comic Strips & much more!
    Garfield Clube da Mafalda

    El sudoku del día por SudokusWeb.com
    O meu ip

    Estou no Blog.com.pt


    My blog is worth $6,209.94.
    How much is your blog worth?