23 maio, 2007

Caçadores recolheram 320 toneladas de lixo nas florestas e campos do Algarve

Alguns dos milhares de caçadores que participaram na operação de limpeza da floresta
Mais de 320 toneladas de material abandonado na floresta, na sua maioria ferro, metais e alumínios, foram recolhidas pelos caçadores algarvios ao longo da 3ª Jornada Nacional de Limpeza do Ambiente, cuja acção teve lugar no domingo.

Durante todo o dia, milhares de caçadores desde Vila Real de Santo António a Aljezur, com o apoio de todas as Câmaras Municipais e algumas Juntas de Freguesias do Algarve, recolheram essas largas toneladas de detritos abandonados e atirados para a floresta.

Em comunicado, a Federação de Caçadores do Algarve, que promoveu a iniciativa, salienta que esse lixo, além dos efeitos nefastos na natureza, são também «materiais combustíveis explosivos, que podem ser determinantes para os incêndios da nossa floresta».

A abertura oficial das jornadas, que teve lugar em S. Brás de Alportel, na Zona de Caça Associativa de Vilarinhos, com a presença do Governador Civil, que acompanhando por Vítor Palmilha, presidente da Federação de Caçadores do Algarve e de outros directores da Federação, deram início aos trabalhos.

A campanha prosseguiu pouco depois, ainda no concelho de S. Brás de Alportel, na Zona de Caça Associativa dos Machados.

No final dos trabalhos, o Governador Civil enalteceu a operação, salientando que «esta é uma atitude que deveria ser seguida por todos os cidadãos, pois mais não se pede, que façam na rua, na floresta, em todos os espaços públicos o mesmo que fazem nas suas casas».

«Esta é também uma atitude de grande civismo, com uma enorme lição dada pelos caçadores algarvios que todos devemos seguir. Além disso, é também uma operação de grande nobreza e solidariedade, já que a receita do lixo recolhido irá apoiar o “Projecto Regional de Desporto Para Pessoas com Deficiência – “Desporto adaptado», acrescentou António Pina.

Para Vítor Palmilha, presidente da Federação de Caçadores do Algarve, tratou-se de «mais uma grande jornada comprovativa da nossa força associativa e da forma como interpretamos os conceitos de cidadania e a defesa do ambiente. Durante todo o dia, mais de 5.000 caçadores assumiram a defesa do ambiente, da floresta e da natureza. Já ouvi dizer que esta é uma grande lição. Mais que uma grande lição, pretendemos que esta mensagem chegue a todos».

O encerramento culminou com um almoço-convívio na Fonte Férrea em S. Brás de Alportel oferecido pela Câmara Municipal, com todos os caçadores envolvidos na Jornada de Limpeza e ainda Bombeiros e GNR.
in "Barlavento on-line"

- ALMA ALGARVIA - De S. Brás de Alportel para o Mundo!!! - Sinta o pulsar de tudo o que de mais importante e interessante acontece em São Brás de Alportel e no Algarve!!! -
eXTReMe Tracker

Powered by Blogger

Grátis

Google
  • Velocidade de Navegação


  • Cartoons, Caricatures, Comic Strips & much more!
    Garfield Clube da Mafalda

    El sudoku del día por SudokusWeb.com
    O meu ip

    Estou no Blog.com.pt


    My blog is worth $6,209.94.
    How much is your blog worth?