16 maio, 2007

Alportel é Aldeia em Flor

A aldeia do Alportel é uma das 11 aldeias floridas do Algarve, num projecto local que conta com a participação Associação In Loco e com a colaboração de uma comissão local, constituída pela Junta de Freguesia de São Brás de Alportel e pela Sociedade Recreativa Alportelense.


A aldeia do Alportel integra o novo projecto da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Algarve – Aldeias em Flor – uma iniciativa que tem por objectivo promover a recuperação das antigas tradições primaveris da região, potenciar a animação e a valorização de tradições de decoração exterior das fachadas, poiais e sacadas, com plantas coloridas e aromáticas tradicionais.
Desde 21 de Março e a até 1 de Julho esta bonita localidade convida residentes e visitantes a reviver o passado, num passeio por ruas que se enchem de mil flores, celebrando a chegada Primavera. As varandas e os piais estão enfeitados com vasos de todas cores, que perfumam o ar e no alto das árvores, o chilrear dos pássaros enamorados embalam os passos de muitos que visitam a aldeia.

Depois de um ameno passeio pela aldeia do Alportel, com paragem obrigatória no novo Centro Museológico do Alportel, um espaço cultural às portas da Serra, a aldeia convida ainda à descoberta dos sabores serranos, oferecendo aos seus visitantes três locais distintos para saborear os produtos da região e a típica doçaria da Serra do caldeirão. O restaurante “Tesouros da Serra” sugere lombo de porco com ameixas, bacalhau no forno e as deliciosas sobremesas confeccionadas com os três reis da doçaria local: a alfarroba, o figo e a amêndoa. Para os apreciadores das carnes frias, dos enchidos, do presunto e dos queijos da Serra do Caldeirão, os cafés “Venda Nova” e “Vitória” São excelentes sugestões para um saboroso petisco serrano.

A iniciativa conta ainda com diversos eventos, dinamizados nas várias aldeias, que têm por objectivo dar a conhecer as tradições da comunidade e a riqueza do seu património cultural.

A aldeia do Alportel estará em festa a 22 e 23 de Junho, para celebrar com todos os que a visitarem os Santos Populares, uma tradição antiga das suas gentes, que este ano ganhará maior beleza e animação.

- ALMA ALGARVIA - De S. Brás de Alportel para o Mundo!!! - Sinta o pulsar de tudo o que de mais importante e interessante acontece em São Brás de Alportel e no Algarve!!! -
eXTReMe Tracker

Powered by Blogger

Grátis

Google
  • Velocidade de Navegação


  • Cartoons, Caricatures, Comic Strips & much more!
    Garfield Clube da Mafalda

    El sudoku del día por SudokusWeb.com
    O meu ip

    Estou no Blog.com.pt


    My blog is worth $6,209.94.
    How much is your blog worth?