27 abril, 2007

Município de São Brás de Alportel edita, em livro, uma viagem com 1000 anos de história

São Brás de Alportel assinalou o Dia Mundial do Património, desvendando os caminhos milenares de Ibn Ammâr, poeta maior do Al-Andaluz.

Neste âmbito, decorreu recentemente,no Salão Nobre da Câmara Municipal, a Sessão de Lançamento do livro “A Viagem de Ibn Ammâr de São Brás a Silves”, obra de autoria de Abdallah Khawli, Luís Fraga da Silva e Maria Alice Fernandes.


Este estudo resultou de uma comunicação apresentada nas I Jornadas “As vias do Algarve – da época romana à actualidade”, que decorreram nos dias 21 e 22 de Abril de 2006, por ocasião de mais uma edição das comemorações do Dia Mundial do Património. Um encontro promovido pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel, dedicado exclusivamente e pela primeira vez ao estudo da rede viária do Algarve, um dos mais interessantes e valiosos elementos do património da região.

Dando continuidade ao objectivo que tem vindo a nortear a acção da Câmara Municipal, empenhada na valorização do património do concelho, que constitui também um dos eixos da estratégia de desenvolvimento turístico, que assenta na valorização da história e da natureza, o município dedica este Dia Mundial do Património à história de uma viagem com mais de 1000 anos, que encerra a viagem da história de uma vida de uma das mais fascinantes figuras do al-Andaluz – Ibn AmmÂr, o primeira grande poeta de São Brás de Alportel, conforme indicam os mais estudos que atestam que esta terá sido a sua terra natal.

“A Viagem de Ibn Ammâr de São Brás de Alportel a Silves, conjuga três perspectivas distintas sobre o cenário em que esta terá ocorrido, apresentando uma análise histórica, toponímica e geográfica, que transporta para os dias de hoje os passos do jovem Ibn Ammâr por terras do al-Andaluz. O relato desta viagem transporta-nos no tempo por caminhos milenares, num percurso feito pelo poeta, desde a antiga Xanbras (actual São Brás de Alportel) e Xilb (actual Silves e antiga capital do Algarve). Passo a passo, nesta longa jornada, este jovem de apenas 10 anos que ao longo da sua vida de glória e de infortúnio, escreveu um percurso de vida digno das histórias das Mil e Uma Noites.

Na cerimónia de lançamento do livro, a Dr.ª Cristina Tété Garcia fará a apresentação desta obra, que o município de São Brás de Alportel tem a honra de editar.

Conforme palavras do Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, “a edição deste novo livro nasce no seio de uma política cultural, centrada na defesa da nossa História, e é mais um passo num longo caminho de descoberta do passado, que vimos desenvolvendo, em prol do conhecimento, da preservação e da valorização do património”.

- ALMA ALGARVIA - De S. Brás de Alportel para o Mundo!!! - Sinta o pulsar de tudo o que de mais importante e interessante acontece em São Brás de Alportel e no Algarve!!! -
eXTReMe Tracker

Powered by Blogger

Grátis

Google
  • Velocidade de Navegação


  • Cartoons, Caricatures, Comic Strips & much more!
    Garfield Clube da Mafalda

    El sudoku del día por SudokusWeb.com
    O meu ip

    Estou no Blog.com.pt


    My blog is worth $6,209.94.
    How much is your blog worth?