22 abril, 2007

Maria Manuel Valagão lançou Livro Tradição e Inovação Alimentar

Foi lançado na Escola de Hotelaria e Turismo o livro organizado por Maria Manuel Valagão Tradição e Inovação Alimentar - dos recursos silvestres aos itinerários turísticos.


O Livro que foi o resultado de um projecto de Desenvolvimento Experimental e de Demonstração que decorreu no concelho de Alcácer do Sal, é segundo a organizadora um livro sobre a inovação das tradições alimentares, com base numa abordagem integrada de identificação e de reconhecimento da importância do património natural e cultural.

Foram valorizadas as componentes relativas à flora local, aos recursos micológicos silvestres , aos recursos alimentares, culturais e identitários , ao saber fazer culinário e ao valor cénico da paisagem. O processo de transformação alimentar ensaiado foi o da secagem .

Os produtos sobre os quais se desenvolveu a vertente de experimentação e demonstração foram o “tomate seco”, as “ervas aromáticas condimentares” e os “cogumelos silvestres secos”. Estes produtos cujas especificidades nutricionais e gastronómicas se adaptam às novas necessidades dos consumidores urbanos (propondo soluções agradáveis e fáceis para o seu quotidiano alimentar ) detêm , simultaneamente um alto valor acrescentado o que lhes confere um sentido de oportunidade para potenciais iniciativas empresariais. Na sua essência , estas adaptações à modernidade, não são mais do que a reintegração das tradições e representam , em si, verdadeiras fórmulas criativas para rentabilizar pequenas indústrias artesanais, podendo proporcionar rendimentos complementares interessantes.

Este livro pretende ensinar a fazer e ser um contributo para o suporte ao aumento da oferta de futuras iniciativas empresariais de pequena dimensão e à diversificação das actividades económicas locais.

O livro apresentado pela prof. Carla Sousa, ESGHT, Universidade do Algarve e por F.M. Palma Dias gestor da Companhia das Culturas terminou com a autora e organizadora Maria Manuel Valagão rodeada de muitas entidades, admiradores, familiares e amigos a afirmar, que para além do valor nutricional deste livro conta também o valor emocional.

Editado em Outubro do ano passado chegou-nos agora esta pequena enciclopédia que foi feita a partir de observações e experimentações no espaço limitado, mas muito rico em memórias e práticas da Companhia Agrícola da Barrosinha. Parabéns Maria Manuel Valagão.

- ALMA ALGARVIA - De S. Brás de Alportel para o Mundo!!! - Sinta o pulsar de tudo o que de mais importante e interessante acontece em São Brás de Alportel e no Algarve!!! -
eXTReMe Tracker

Powered by Blogger

Grátis

Google
  • Velocidade de Navegação


  • Cartoons, Caricatures, Comic Strips & much more!
    Garfield Clube da Mafalda

    El sudoku del día por SudokusWeb.com
    O meu ip

    Estou no Blog.com.pt


    My blog is worth $6,209.94.
    How much is your blog worth?