08 abril, 2007

Festa das Tochas Floridas| 8 de Abril | São Brás de Alportel

"Ressuscitou como disse, Aleluia!”
Este é o grito que ecoa pelas ruas, cobertas de flores.
Esta é a voz da Fé que se renova ano após ano. Esta é a força da tradição!
A vila é um mar de tochas floridas. Os homens, formando alas, abrem a procissão, empunhando uma tocha na mão. Ao longo da procissão, reúnem-se em pequenos grupos para, alternadamente, se levantar o grito do “aleluia”.
Aqui e além ouve-se uma voz potente e sonora: “Ressuscitou como disse!”.
O grupo erguendo bem alto a tocha, com grande alegria e entusiasmo, responde: “Aleluia, aleluia, aleluia!”.
É a manifestação popular da fé em Cristo ressuscitado.

No próximo domingo de Páscoa, São Brás de Alportel será uma vez mais palco de uma das mais genuínas manifestações culturais de cariz religioso do país - a secular Procissão de Aleluia, em honra de Cristo ressuscitado, onde os andores dão lugar às flores, que ornamentam magníficas tochas.
As ruas apinham-se de gente, as varandas estão engalanadas, as colchas estendidas ondulam ao vento. Deslumbrantes tapetes de flores, magnífico trabalho de mãos voluntariosas, descrevem o percurso da Procissão. É a tradição quem fala mais alto neste dia, e por ela erguem-se as tochas, canta-se “Ressuscitou como disse! Aleluia! Aleluia! Aleluia!”, sente-se a emoção de um dia pleno de sentir popular.
São Brás de Alportel é uma terra em festa em cada domingo de Páscoa. Filhos seus, dispersos por outras terras do país e do mundo, tornam à terra que os viu nascer, neste dia que é de orgulho para todos os são-brasenses.
Mas não só os filhos da terra visitam São Brás neste dia, ano após ano, são milhares os turistas que passam por São Brás no domingo de Páscoa.



Nota histórica
Esta procissão foi outrora popular em todo o Algarve. As confrarias eram então obrigadas a levar uma tocha acesa ou luminária e opas vestidas. Posteriormente, a falta de cera levou ao aparecimento de paus pintados e ornamentados com flores, no cimo do qual se colocava uma pequena vela. Mais tarde, com o desaparecimento das confrarias, permanecem na procissão os paus enfeitados, as lanternas e as velas acesas ao lado do pálio e as opas, que ainda hoje são trajadas pelos homens que transportam o pálio.
Ao longo da procissão, sempre se cantaram hinos, responsos e o Aleluia, em honra da Ressurreição do Senhor. Outrora havia um ou dois coros a cantar e o povo respondia, mas com o passar do tempo, a falta de clero e de cantores, levou a que o canto ficasse na boca do povo.
O Tapete de Flores
1Km de flores cobre o chão, descrevendo o percurso da Procissão.
Para construir esta verdadeira obra de arte, são precisas 3 toneladas de flores, num trabalho que resulta de um centena de voluntários.
Depois de uma árdua semana de trabalho, na apanha e preparação das flores, é na véspera do Domingo de Páscoa, que todos os minutos são poucos, noite fora, até ao amanhecer, para que quando o sol chegar, possa fazer brilhar o magnífico tapete florido que descreve o percurso da Procissão.

Tarde Cultural
Durante a tarde, no Adro da Igreja Matriz, a organização proporciona aos visitantes uma tarde cultural, com a participação de vários grupos musicais, sendo a música portuguesa o ingrediente principal. E enquanto se escutam os sons, podem também apreciar-se os sabores dos doces regionais e dos petiscos típicos, no espaço de mostra e venda da gastronomia e doçaria regional.
A não deixar de provar: os saborosos folares, doce típico desta quadra e as amêndoas tenras de São Brás, feitas artesanalmente, em tachos de cobre.
Concursos
A organização leva a cabo a realização de um conjunto de concursos que visam promover a participação popular, na defesa das tradições culturais: o concurso de Jogos Florais, de Tochas Floridas e de Varandas.
Para mais informações e consulta de regulamentos deverá contactar a organização.

Para além da Procissão das Tochas, a vila do sotavento algarvio brinda o visitante com as deliciosas “amêndoas tenras” de São Brás, de fabrico artesanal, os saborosos doces típicos e a rica gastronomia típica da Serra do Caldeirão, e convida a um passeio pelo Algarve genuíno, onde o passado e o presente convivem lado a lado e onde se respira ainda o bom ar da serra.
Podem provar-se todas estas iguarias no Encontro de Sabores, no Largo de S. Sebastião, a partir das 10h00.

Programa:
09.30h - Abertura das ruas, para apreciação do tapete de flores

10.00h - Abertura do Encontro de Sabores – Largo de S. Sebastião
(espaço de mostra e venda de doçaria regional)

10.30h – Eucaristia – Igreja Matriz
11.30h - Procissão do Aleluia
13.00h – Eucaristia – Igreja Matriz

15.30h – Tarde Cultural “Sons e Sabores”– Adro da Igreja Matriz
Animação Musical, com:
Grupo de Música Tradicional “Os Malteses”
Grupo de Danças de Salão LUEL – Arte e, Movimento (Albufeira)
Nucha

Para mais informações, deverá contactar:
Associação Cultural Sambrasense - Rua da Calçadinha, n.º 6, Apartado 192
8150 –126 São Brás de Alportel / Tel. 289 845 665
Câmara Municipal de São Brás de Alportel
Rua Gago Coutinho, 1, 8150-151 S. Brás de Alportel
Tel. 289 840 000 /03, fax. 289 842 455 / E-Mail. gidi@cm-sbras.pt

- ALMA ALGARVIA - De S. Brás de Alportel para o Mundo!!! - Sinta o pulsar de tudo o que de mais importante e interessante acontece em São Brás de Alportel e no Algarve!!! -
eXTReMe Tracker

Powered by Blogger

Grátis

Google
  • Velocidade de Navegação


  • Cartoons, Caricatures, Comic Strips & much more!
    Garfield Clube da Mafalda

    El sudoku del día por SudokusWeb.com
    O meu ip

    Estou no Blog.com.pt


    My blog is worth $6,209.94.
    How much is your blog worth?