03 março, 2007

Metade dos beneficiários da medida

Mais de 150 jornais perdem o porte pago


Quase metade das publicações que receberam porte-pago em 2006 perde, a partir desta sexta-feira, o apoio para distribuição em Portugal, na sequência do fim do período de transição do decreto-lei que prevê alterações nas condições de atribuição, adianta a agência Lusa.

Em declarações à agência de notícias, o presidente da Associação Portuguesa de Imprensa (APImprensa), João Palmeiro, afirmou que, a partir de hoje, cerca de 160 jornais deixam de contar com este apoio estatal para o território nacional, mantendo, no entanto, a comparticipação para a distribuição internacional.Em 2006, e segundo valores fornecidos pela APImprensa, 398 publicações portuguesas receberam porte-pago, um incentivo indirecto à Comunicação Social que consiste na comparticipação pelo Estado nos encargos das empresas para a expedição postal das publicações, em regra para assinantes.

O responsável explicou ainda que, neste grupo de 160 títulos, alguns já não tinham direito a este apoio, porque já não reuniam as condições requeridas na legislação, que é hoje aplicada na totalidade após um período de transição de cerca de dois anos.De acordo com o diploma - que entrou parcialmente em vigor em Janeiro de 2005 - as publicações que quisessem manter o porte-pago teriam de ter um número determinado, mas variável consoante a periodicidade, de jornalistas com carteira profissional e de tiragem mínima.

Além disso, os jornais e revistas candidatos a este apoio deveriam ter contabilidade organizada e estar inscritos numa entidade independente certificadora do controlo de tiragens, neste caso na APCT - Associação Portuguesa para o Controlo de Tiragens.João Palmeiro adiantou ainda que a APImprensa vai iniciar negociações com os CTT-Correios de Portugal para tentar «minorar» esta situação para os editores.

O objectivo da associação passa por encontrar uma solução comercial (tarifário) adequada à estrutura de distribuição de cada título.

- ALMA ALGARVIA - De S. Brás de Alportel para o Mundo!!! - Sinta o pulsar de tudo o que de mais importante e interessante acontece em São Brás de Alportel e no Algarve!!! -
eXTReMe Tracker

Powered by Blogger

Grátis

Google
  • Velocidade de Navegação


  • Cartoons, Caricatures, Comic Strips & much more!
    Garfield Clube da Mafalda

    El sudoku del día por SudokusWeb.com
    O meu ip

    Estou no Blog.com.pt


    My blog is worth $6,209.94.
    How much is your blog worth?