18 fevereiro, 2007

NOTICIAS LOCAIS

Por: Joaquim Manuel Dias
Fevereiro 2007


Centro Museológico do Alportel inaugurou exposição "A Cortiça"
O Centro Museológico do Alportel, localizado no núcleo urbano daquele sítio inaugurou a sua primeira exposição intitulada cortiça com fotos de Pedro Barros, arqueólogo natural de Lisboa que exerce a sua actividade em Silves onde trabalha para o Instituto Português de Arqueologia.
A fotografia é uma paixão que o acompanha no seu percurso de vida. Neste âmbito, conta no seu currículo com a ilustração fotográfica de “Vale de Côa Património Mundial” de Fernando Maia Pinto na revista Atlantis TAP Air Portugal 1999 e com diversas exposições temáticas, que tem vindo a realizar ao longo dos últimos anos.
A exposição pode ser visitada das 14h às 17h, até 28 de Maio. Uma poesia do nosso chefe de redacção Carlos Manuel Cantas Lopes intitulada A Sobreira e a Cortiça acompanha o folheto da exposição.

Sociedade Recreativa 1º de Janeiro comemorou 74º Aniversário
A Sociedade Recreativa 1º de Janeiro assinalou no passado dia 13 de Janeiro o seu 74º Aniversário com uma festa que reuniu na sua sede atletas, dirigentes pais e associados da colectividade bem como alguns convidados.
Sob o símbolo de descontentamento esta festa que assinalou o 74º aniversário da colectividade serviu sobretudo para o Presidente da colectividade lamentar perante todos os presentes a assinatura do protocolo desportivo assinado dias antes pelas colectividades desportivas do concelho.

Feira de Stª Maria bastante concorrida
A Feira de Stª Maria, também apelidada de Feira do “Pau Roxo” que teve lugar no passado dia 2 de Fevereiro pese embora os chuviscos que ao fim do dia vieram importunar os sambrasenses, foi bastante concorrida quer em matéria de oferta comm bastantes feirantes quer em visitantes já que durante algumas horas foi notória a afluência de público, só que com a chuva que começou a cair feirantes desarmaram as tendas e os visitantes desapareceram.
A Feira de Stª Maria que normalmente se prolonga até ao dia 3 dia de S. Brás, teve neste dia menor expressão mas não deixou mesmo assim de ser melhor do que em alguns anos já que no dia 3 de Fevereiro foi um sábado habitual dia do mercado semanal, que os feirantes aproveitaram para fazer mais algum negócio.Muito diferente das antigas feiras de outrora, a Feira de Stª Maria, Santa que como constatamos arredada do Borda de Água naquela data bem como o dia 1 de Fevereiro antigamente dia de Santo Inácio existindo na gíria popular a seguinte quadra Fevereiro se vem gabando / de jejuar no primeiro dia / É dia de Santo Inácio / véspera de Stª Maria, ambos já não constam dos dias Santos naquele boletim mas continuam a ser os Dia de Stº Inácio e dia de Santa Maria, ao contrário de que inicialmente supunhamos, aliás em contacto com o Padre Cunha Duarte este afirmaria mesmo que o facto de não constar do Boletim do Borda de água não quer dizer que os dias de Santo Inácio e de Santa Maria tenham deixado de existir, naquelas datas 1 e 2 de Fevereiro, apenas não constam daquele Boletim, mas são efectivamente dias dedicados aqueles Santos.

- ALMA ALGARVIA - De S. Brás de Alportel para o Mundo!!! - Sinta o pulsar de tudo o que de mais importante e interessante acontece em São Brás de Alportel e no Algarve!!! -
eXTReMe Tracker

Powered by Blogger

Grátis

Google
  • Velocidade de Navegação


  • Cartoons, Caricatures, Comic Strips & much more!
    Garfield Clube da Mafalda

    El sudoku del día por SudokusWeb.com
    O meu ip

    Estou no Blog.com.pt


    My blog is worth $6,209.94.
    How much is your blog worth?