01 junho, 2006

DIA DA CRIANÇA

A alegria de um filho no orçamento da família * foto: Anne Guedes

O nascimento de uma criança é sempre um motivo de alegria, mas também de preocupação, pois exige muitos cuidados, sobretudo nos primeiros tempos de vida. O orçamento familiar ressente-se mas é compensado pela felicidade e isso não tem preço.
---------------------------------------------------------------------------------------------------
No Dia da Criança é habitual lembrar as crianças que trabalham ou sofrem – vítimas da crueldade do abandono, dos maus tratos ou da pedofília. Mas e quem se lembra dos milhões de crianças que são felizes graças ao esforço dos pais?
Nos primeiros meses de vida, uma das questões que costumam assaltar os pais nesta altura prende-se com a escolha dos produtos que irão permitir a satisfação de todas as necessidades do mais novo membro da família - quer se trate da alimentação, da higiene ou, mesmo, da inegável necessidade de brincar.
A infância é o período que vai desde o nascimento até aproximadamente o décimo segundo ano de vida de uma pessoa. É um período de grande desenvolvimento físico, marcada por gradual crescimento da altura e do peso da criança.
Mais do que isto, é um período onde o ser humano desenvolve-se psicologicamente, envolvendo graduais mudanças no comportamento da pessoa, e da adquirição das bases de sua personalidade.
Todas as crianças possuem algumas necessidades físico-psicológicas, que precisam ser cumpridas e atendidas para que a criança cresça normalmente.
A sua principal necessidade física é a alimentação, dos quais as crianças são totalmente dependentes dos adultos nos primeiros anos de vida. Outras necessidades físicas importantes são limpeza e higiene, vestuário adequado e um abrigo.
O espaço também é importante - para o exercício de jogos e brincadeiras. Além disso, a criança também depende dos adultos quanto ao aprendizado de bons hábitos de comportamento, tanto à sociedade que o cerca quanto a si mesma.
---------------------------------------------------------------------------------------------------
* Ver Noticia e a Declaração dos Direitos da Criança em: www.observatoriodoalgarve.com/cna/

- ALMA ALGARVIA - De S. Brás de Alportel para o Mundo!!! - Sinta o pulsar de tudo o que de mais importante e interessante acontece em São Brás de Alportel e no Algarve!!! -
eXTReMe Tracker

Powered by Blogger

Grátis

Google
  • Velocidade de Navegação


  • Cartoons, Caricatures, Comic Strips & much more!
    Garfield Clube da Mafalda

    El sudoku del día por SudokusWeb.com
    O meu ip

    Estou no Blog.com.pt


    My blog is worth $6,209.94.
    How much is your blog worth?