17 maio, 2009

Passeios “Paisagens ao Domingo”

De grão a grão levou os participantes a conhecer a História do Pão


Em manhã de Primavera, quando os campos verdejam de vida, o Ciclo de Passeios Natureza 2009 – Paisagens ao Domingo - , levou os participantes a mais uma interessante incursão pela história e pela natureza, no passado domingo, dia 10 de Maio.Um Passeio ao Moinho, por memórias do Pão levou os participantes a descobrir alguns mistérios da antiga história do pão, que aqui e ali se cruza com as história da vida das gentes.

O largo junto à Escola de Mealhas foi o ponto de Partida para a caminhada, rumo a uma zona tradicional de cultivo. Nos verdes campos que deambulam ao vento nascem as sementes que em tempos davam o pão às gentes de São Brás de Alportel. Aqui começou a primeira etapa deste percurso.

Para acompanhar a visita a um campo de trigo, situado numa antiga zona de moagem, os participantes receberam uma explicação histórica sobre o processo de sementeira e monda, até se chegar à ceifa das sementes douradas pelo calor dos meses de Verão. Seguiram depois para uma visita à eira, onde era feita a debulha, para ouvir histórias na 1ª pessoa de quem trabalhou durante anos a fio nestes trabalhos de campo.

O caminho prosseguiu até ao cimo da colina, onde o moinho do Bengado ergue as suas velas imperiosas para uma paisagem deslumbrante desde a serra até ao mar. A visita a este moinho recuperado recentemente pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel contou com a especial companhia de um antigo moleiro, Angelo Paulino, que relatou dificuldades de outros tempos, mas também histórias de amizade e companheirismo entre trabalhadores.

Entre dois dedos de conversa, a memória já estava no passado, quando ao moinho chegavam sementes de toda a região, para serem transformadas em farinha, que haviam de dar o pão que alimentava as famílias e que era estimado como se de algo divino se tratasse.

O passeio terminou aqui, mas as histórias continuam a marcar as pegadas do tempo, em grãos de trigo e na mesa de toda a gente.

- ALMA ALGARVIA - De S. Brás de Alportel para o Mundo!!! - Sinta o pulsar de tudo o que de mais importante e interessante acontece em São Brás de Alportel e no Algarve!!! -
eXTReMe Tracker

Powered by Blogger

Grátis

Google
  • Velocidade de Navegação


  • Cartoons, Caricatures, Comic Strips & much more!
    Garfield Clube da Mafalda

    El sudoku del día por SudokusWeb.com
    O meu ip

    Estou no Blog.com.pt


    My blog is worth $6,209.94.
    How much is your blog worth?