08 maio, 2009

Inaugurado Laboratório de Saúde Pública Drª Laura Ayres

O Laboratório Regional de Saúde Pública do Algarve, Drª Laura Ayres; foi oficialmente inaugurado esta sexta-feira no Parque das Cidades, em cerimónia presidida pela ministra da Saúde, Ana Jorge.

A funcionar em pleno desde Novembro do ano passado, a infra-estrutura representa um investimento de 4 milhões de euros, dos quais 640 mil euros em equipamento tecnológico de última geração.

O edifício é composto por três pisos. A cave é destinada a apoio logístico e Farmácia da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve. No rés-do-chão funcionam os serviços administrativos. E no primeiro andar estão os vários laboratórios. Análises clínicas, físico-química, microbiologia e imunohemoterapia são as quatro grandes áreas de acção do laboratório, que vai ser responsável, por exemplo, pela monotorização da qualidade da água, dos alimentos e do ar em toda a região algarvia.

O laboratório vai também ser responsável pela análise, processamento e armazenamento do sangue recolhido no Hospital de Faro, e mais tarde no Hospital Central do Algarve. Segundo o presidente da ARS Algarve, Rui Lourenço, o serviço já realiza diariamente cerca de 500 análises. “É uma moderna unidade, projectada para o futuro, cooperando na formação universitária pré e pós graduada, afirmando-se como um dos pólos estratégicos para a investigação e desenvolvimento das ciências da saúde no Algarve”, caracterizou Rui Lourenço.

O laboratório “fará parte de um grupo de dez laboratórios de referência nacional para o diagnóstico da actual Gripe A”, anunciou a ministra, garantindo que com este grupo de dez laboratórios “Portugal estará preparado para fazer face à epidemia, no seu diagnóstico e investigação”. Laura Ayres Tal como o fizeram nos seus discursos, o presidente da Câmara de Loulé, Seruca Emídio, o edil farense, José Apolinário, e o presidente da ARS Algarve, também a ministra Ana Jorge salientou a atribuição do nome de Laura Ayres ao laboratório.

“Foi uma dedicada investigadora e virologista, uma mulher à frente do seu tempo, com um papel decisivo em Portugal. O seu nome estará sempre ligado ao Instituto Ricardo Jorge e à luta contra sida”, disse. Laura Ayres, natural de Loulé, entre muitas outros actos de relevo na vida profissional ligada à Saúde, “coordenou o primeiro inquérito celulógico nacional para doenças de natureza infecciosa”, destacou a ministra. Estudo que foi galardoado em 1983 com o Prémio Ricardo Jorge de Saúde Pública.
João Vargues in "Região Sul"

- ALMA ALGARVIA - De S. Brás de Alportel para o Mundo!!! - Sinta o pulsar de tudo o que de mais importante e interessante acontece em São Brás de Alportel e no Algarve!!! -
eXTReMe Tracker

Powered by Blogger

Grátis

Google
  • Velocidade de Navegação


  • Cartoons, Caricatures, Comic Strips & much more!
    Garfield Clube da Mafalda

    El sudoku del día por SudokusWeb.com
    O meu ip

    Estou no Blog.com.pt


    My blog is worth $6,209.94.
    How much is your blog worth?