19 maio, 2009

Caçadores pela Natureza recolhem 337 toneladas de lixo

Por: Bruno Nunes - in "Regiao Sul"

Realizou-se no passado domingo, dia 17 de Maio, mais um Dia dos Caçadores pela Natureza, uma iniciativa que já vai no 5º ano consecutivo, organizada pela Federação de Caçadores do Algarve (FCA) e que contou com a participação de 182 clubes, associações e empresas, o que contabilizou um total de 3 123 caçadores envolvidos nas actividades promovidas.

Contrariando ligeiramente a tendência das edições anteriores, em que a quantidade de lixo recolhido tem vindo a diminuir progressivamente, na edição deste ano foram recolhidas 337 toneladas de detritos em 14 concelhos do Algarve, um aumento de 8 toneladas face a 2008.

Presentes na visita da comitiva oficial ao “Dia dos Caçadores pelo Ambiente", em S. Brás de Alportel estiveram Isilda Gomes, Governadora Civil de Faro, Castelão Rodrigues, Director Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, António Eusébio, presidente da Câmara Municipal de S. Brás de Alportel e Francisco Palmilha, presidente da Federação dos Caçadores do Algarve.

Para marcar este dia pelo ambiente, e com a ajuda dos caçadores, também estes representantes se juntaram à recolha de resíduos que se encontravam abandonados num terreno na zona limítrofe do concelho sambrasense.

Para António Eusébio, presidente da autarquia, esta iniciativa "é um trabalho meritório, não só pelo trabalho em si que os caçadores aqui realizaram, mas acima de tudo pela acção de sensibilização para a população em geral."

O edil sambrasense fez ainda questão de lembrar que existem alternativas perfeitamente viáveis para que os cidadãos se desfaçam do lixo: "a autarquia faz a recolha de resíduos de forma completamente livre de custos, pelo que não há necessidade de as pessoas deitarem o lixo nos terrenos baldios, onde correm o risco de causar fogos de forma indirecta", referiu.

Castelão Rodrigues, Director Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, que também participou na recolha disse ao Região Sul que os caçadores e os agricultores algarvios já estão habituados a recolher o lixo dos seus terrenos: "este género de acções já está interiorizada pelos caçadores e pelos agricultores da região, no caso destes últimos, através do projecto da Eco-Condicionalidade, mas infelizmente muita da população ainda não interiorizou a necessidade de mudança de comportamentos.

Vítor Palmilha, presidente da Federação dos Caçadores do Algarve mostrou-se satisfeito com os esforços produzidos pela instituição na conservação da natureza, peça fundamental para que os caçadores possam praticar a sua actividade.

O presidente dos caçadores algarvios declarou ainda os três objectivos a que a Federação que representa se dispôs a completar neste dia: "transmitir a mensagem aos caçadores para que não deitem fora as embalagens e os cartuchos que carregam consigo numa jornada normal de caça e sensibilizar as populações para que não deitem fora os monos, os frigoríficos ou os óleos, como os que já recolhemos hoje, acima de tudo devido aos riscos de incêndio". "O produto da venda dos metais e resíduos recolhidos reverterá em benefício de instituições de solidariedade social que as câmaras municipais vierem a designar", acrescentou ainda Palmilha, naquele que foi o terceiro objectivo FCA.

Instados a analisar o porquê do declínio da quantidade de resíduos recolhidos ao longo dos anos durante o Dia dos Caçadores pelo Ambiente, (de 800 toneladas em 2005 para 337 este ano) todos os presentes consideram ser um bom sinal, significando que as populações estão mais sensibilizadas para as suas responsabilidades ambientais.

Na recolha de resíduos deste ano, a liderança coube a Castro Marim, com 100 toneladas recolhidas, seguido de Loulé, com 65 toneladas. Vila do Bispo e Aljezur partilharam o terceiro posto ao terem recolhido cerca de 40 toneladas de detritos.

No final da iniciativa, foram realizados em alguns concelhos participantes almoços-convívio patrocinados pelas respectivas Câmaras Municipais.

- ALMA ALGARVIA - De S. Brás de Alportel para o Mundo!!! - Sinta o pulsar de tudo o que de mais importante e interessante acontece em São Brás de Alportel e no Algarve!!! -
eXTReMe Tracker

Powered by Blogger

Grátis

Google
  • Velocidade de Navegação


  • Cartoons, Caricatures, Comic Strips & much more!
    Garfield Clube da Mafalda

    El sudoku del día por SudokusWeb.com
    O meu ip

    Estou no Blog.com.pt


    My blog is worth $6,209.94.
    How much is your blog worth?