02 abril, 2009

São Brás de Alportel - Festival Caixa Geral de Depósitos

Música erudita chega a São Brás de Alportel

Orquestra do Algarve e CGD dinamizam concertos gratuitos para crianças e adultos

Depois de Silves, Tavira e Lagoa, é a vez de São Brás de Alportel receber, de 2 a 4 de Abril, o Festival Caixa Geral de Depósitos, uma iniciativa conjunta da CGD e da Orquestra do Algarve (OA) realizada desde 2006, com o apoio da autarquia local que acolhe o evento.

Este ano, a escolha da localidade para palco do evento recai sobre São Brás de Alportel, inserido no 133º aniversário da CGD, sendo uma decisão estratégica com vista a dinamizar outro tipo de localidades, explicou o gestor de Cross Selling na CGD da Região Sotavento, Hugo Pacheco, durante a apresentação do evento, no Museu do Trajo, em São Brás de Alportel.

Além de destacar a importância estratégica do ciclo de concertos, o gestor de Cross Selling na CGD da Região Sotavento frisou também a capacidade de fruição que a música possui como forma de ajudar nos "momentos mais difíceis". Inserido no Projecto Orquestras da CGD, um projecto de incentivo à cultura, o Festival Caixa Geral de Depósitos visa divulgar e formar novos públicos, com ênfase na função pedagógica, com o intuito de chegar a um número cada vez maior de pessoas, através de concertos descentralizados e de entrada livre.

“A música é fundamental para o desenvolvimento dos seres humanos. É fundamental que jovens e crianças tenham contacto com a música, retirar a música erudita dos contextos elitistas e chegar às crianças”, refere a presidente da direcção da Associação Musical do Algarve e professora catedrática na Universidade do Algarve, Maria de Lurdes Cabral.

Mas os concertos também se dirigem ao público adulto e para aqueles que vivem nas aldeias, mais afastados da vila. Por isso e para facilitar o acesso à música, a autarquia vai assegurar o transporte gratuito entre os três locais dos concertos, a realizar no dia 3 de Abril. O “meeting point” para recolha de passageiros será no Largo de São Sebastião, pelas 18 horas, sendo o percurso de transporte entre a Capela de São Romão (concerto com Quarteto de Cordas), a Capela do Alportel (concerto com Quinteto de Sopros) e a Igreja Matriz (recital de piano).

Música erudita passa por diversos locais de São Brás de Alportel

O programa arranca a 2 de Abril, pelas 10:30 horas, no Cine-Teatro São Brás, com um concerto pedagógico. No mesmo dia, no Museu do Trajo, a partir das 19:30 horas, decorre o concerto de abertura com Emil Chitakov (violino), Todd Sheldrick (trompa) e Laurent Wagner (piano).

No dia 3, a Capela de S.Romão acolhe pelas 18:30 horas, o Quarteto de Cordas com Jan Pipal (violino), Rosalind Tomlin (violino), Karl Tomlin (viola) e Olga Manescu (violoncelo). Pelas 20 horas, a Capela do Alportel é palco da actuação do Quinteto de Sopros com Luís Miguel Garcia (flauta), David Fresquet (oboé), Fausto Córneo (clarinete), Joaquim Moita (fagote) e Neil Page (trompa). Na Igreja Matriz, pelas 22 horas, decorre um recital de piano com Eleonora Karpukhova.

O Festival termina no dia 4, com um concerto de encerramento da Orquestra do Algarve, no Cine-Teatro São Brás, pelas 21:30 horas, seguindo-se a actuação da solista Nora Sourouzian (meio-soprano).
Cristina Elói in "Região Sul"

- ALMA ALGARVIA - De S. Brás de Alportel para o Mundo!!! - Sinta o pulsar de tudo o que de mais importante e interessante acontece em São Brás de Alportel e no Algarve!!! -
eXTReMe Tracker

Powered by Blogger

Grátis

Google
  • Velocidade de Navegação


  • Cartoons, Caricatures, Comic Strips & much more!
    Garfield Clube da Mafalda

    El sudoku del día por SudokusWeb.com
    O meu ip

    Estou no Blog.com.pt


    My blog is worth $6,209.94.
    How much is your blog worth?