03 abril, 2009

Muita acção no primeiro dia do Vodafone Rally de Portugal

Muita acção na primeira etapa do Vodafone Rally de Portugal, a quarta prova do Campeonato do Mundo de Ralis. Na altura em que as equipas regressam ao Estádio Algarve para a primeira noite de repouso, Mikko Hirvonen comanda com 15 s. de avanço sobre Dani Sordo, estando Sebastien Loeb em terceiro e Marcus Gronholm em quarto.

O comandante do campeonato, Sebastien Loeb, sofreu, bastante, por abrir a estrada, que estava muito escorregadia, e não evitou uma saída em frente num cruzamento, cerca de 300 metros depois do arranque da classificativa de abertura. Apesar de todos os seus esforços para encontrar tracção não conseguiu na primeira volta e Hirvonen e o seu companheiro de equipa Dani Sordo aproveitaram o seu azar.

Entretanto era Jari-Matti Latvala, que beneficiava do facto de ser sétimo na estrada, que estava mais limpa, e fazia o melhor tempo nas duas primeiras classificativa do dia, o que lhe dava uma vantagem de 10 s., antes do troço que antecedia o parque de assistência.

Mas esse troço foi o último que fez na prova. Uma saída de estrada, provocada por um toque numa barreira, a que se seguiram várias cambalhotas, destruiu o Ford Focus RS e isso permitiu a Sordo subir ao primeiro lugar, quando os concorrentes iam repetir as classificativas matinais que se apresentavam mais duras e com mais pedras soltas.

Na primeira das três classificativas da tarde, Sordo cometeu, exactamente, o mesmo erro de Loeb, na primeira especial da manhã, falhando o mesmo cruzamento e perdendo cerca de 20 s. a regressar ao caminho correcto. Isso bastou para que Hirvonen e Gronholm o ultrapassassem e passassem a ser primeiro e segundo, respectivamente.
Sordo retaliou na especial seguinte, onde foi o mais rápido, mas isso não lhe bastou para regressar ao comando e manteve em terceiro à frente de Loeb. Mas a batalha não estava terminada. Gronholm reconhecia ter destruído os pneus na longa classificativa e estava receoso do derradeiro troço do dia.

E quando surgia em segundo à entra da última especial, caiu para quarto por ter perdido tempo atrás de Al Qassimi que viu o turbo ceder no momento em que arrancava para o troço. Gronholm referiu, ainda, problemas com a suspensão dianteira e terminou o dia em quarto a 25,9 s. do comandante, Hirvonen, e a 7,9 de Loeb.

Gronholm viu Sordo regressar ao segundo lugar, a 15 s. de Hirvonen e 3 . à frente do seu colega de equipa Loeb.

Atrás dos quatro primeiros está Petter Solberg que passou o dia a divertir-se e a fazer pequenos acertos na suspensão do Citroen para a colocar em melhores condições. Sebastien Ogier teve também um bom primeiro dia, terminando em sexto, depois de ter ganho confiança nas notas.

O sétimo lugar ficou para Matthew Wilson que adoptou uma atitude conservadora da qual veio a tirar benefícios, depois de ter passado o diaa ter de enfrentar alguns problemas. O oitavo posto, o último que dá pontos, está nas mãos do jovem russo Eugeney Novikov, que perdeu tempo no pó de Al Qassimi até que esta parou para o deixar passar.

No Campeonato do Mundo de Produção, Bruno Magalhães cedo assumiu o comando, com o Peugeot S2000, mas a chama durou pouco, já que abandonou na terceira especial com o motor partido. Coube, então, a Nasser Al-Attiyah ascender ao primeiro lugar, posição que deixou para Armindo Araújo, quando capotou e desistiu. Emil Brynildsen e Patrick Flodin travaram uma bela batalha pela segunda posição, tendo trocado várias vezes de posição, com Flodin a terminar o dia em segundo, com Brynildesen em terceiro à frente de Martin Prokop.

O Campeonato Mundo Junior é dominado por Michal Kosciuszko, que venceu três das seis classificativas do dia e regresso ao Estádio Algarve com uma vantagem de 41 s. sobre Yoan Bonato, que guiou os últimos 15 km da penúltima especial e a última sem notas em consequência de uma falha nos intercomunicadores.

A acção no segundo dia leva a caravana para norte, para mais duas voltas em começam às 9.55 com os 22 km de Santa Clara.

- ALMA ALGARVIA - De S. Brás de Alportel para o Mundo!!! - Sinta o pulsar de tudo o que de mais importante e interessante acontece em São Brás de Alportel e no Algarve!!! -
eXTReMe Tracker

Powered by Blogger

Grátis

Google
  • Velocidade de Navegação


  • Cartoons, Caricatures, Comic Strips & much more!
    Garfield Clube da Mafalda

    El sudoku del día por SudokusWeb.com
    O meu ip

    Estou no Blog.com.pt


    My blog is worth $6,209.94.
    How much is your blog worth?