03 abril, 2009

ARTADENTRO - Rafa Sendín - FOSA COMÚN

Inauguração: 4 de Abril de 2009, Sábado, às 18h.

De 4 de Abril a 16 de Maio de 2009De 3ª a Sáb. das 15h às 19h. (Encerra: Dom., 2ª. e Feriados)

Rafa Sendín (Salamanca, 1971). Frequenta ateliês dinamizados por Christian Boltanski, Gabriel Orozco e Nacho Criado, e estuda com Rogelio López Cuenca. Expõe desde 2000 em mostras individuais e colectivas, em Espanha, França e Portugal. Em 2005 benficia da Bolsa Francisco Zurbarán da Junta da Extremadura. A sua obra, objecto de várias publicações, integra as colecções do Banco Santander, da Junta da Extremadura, a Colecção MEIAC, da Institución Cultural El Brocense e do Domus Artium.

Rafa Sendín, é um fotógrafo do fenómeno urbano. Vagueia pela cidade olhando-a com atenção, procurando ver para além das aparências, questionando ao mesmo tempo o seu medium e a si próprio enquanto artista. Para apresentar na Artadentro, escolheu uma série fotográfica (série Uni-dos) e um vídeo (se regarder), em que se apropria de outras imagens fotográficas encontrados em dispositivos publicitários, retratando feições andróginas, femininas e masculinas. São estas imagens, cujo impacto e intenção sedutora iniciais, erudidos pela exposição quotidiana, viu alterado o seu sentido e as levou a um grau de banalidade paradoxal, que suscitam a reflexão de Rafa Sendín — investigando o processo implícito, os efeitos do fenómeno no tecido social e, também, as consequentes implicações a nível pessoal e enquanto autor/fotógrafo.

Neste caso, como em toda a sua obra, é o olhar que interessa. O olhar que observa através da objectiva, focando um pedaço do mundo, simultaneamente real e virtual. Ou o olhar do espectador/transeunte atingido subliminarmente pelas imagens publicitárias.

De facto, para Rafa Sendín, como para todos nós, habitar consciente a metrópole cosmopolita contemporânea, depende também, em grande medida, da capacidade de diferenciar o ver do olhar.
Apoios: Postal do Algarve, RUA fm, África Molduras, AlgarFresa - Criações Publicitárias, Ldª., F 32 e Gráfica Arneiro.

- ALMA ALGARVIA - De S. Brás de Alportel para o Mundo!!! - Sinta o pulsar de tudo o que de mais importante e interessante acontece em São Brás de Alportel e no Algarve!!! -
eXTReMe Tracker

Powered by Blogger

Grátis

Google
  • Velocidade de Navegação


  • Cartoons, Caricatures, Comic Strips & much more!
    Garfield Clube da Mafalda

    El sudoku del día por SudokusWeb.com
    O meu ip

    Estou no Blog.com.pt


    My blog is worth $6,209.94.
    How much is your blog worth?