01 abril, 2009

Sabores do Caldeirão 2009 - 1.ª Quinzena Gastronómica de São Brás de Alportel

1.ª Quinzena de Abril - De 1 a 15

Quinzena de Férias da Páscoa – período turístico por excelência, em torno de um dos pontos altos do turismo no município – Dia de Páscoa – Festa das Tochas Floridas.
Trata-se de uma iniciativa da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, com a colaboração dos restaurantes locais.

Os objectivos são ambiciosos e passam pela promoção turística do município, aliando o valor da gastronomia ao cartaz turístico – Festa das Tochas Floridas – um dos mais relevantes eventos do município; Promoção turística, no âmbito da recente integração do município na Rede Slowcities, uma rede mundial de cidades que têm em comum a preservação de um conjunto de valores em que assenta a vida com qualidade, entre os quais a gastronomia tradicional, associada ao conceito de “slow-food”, em contraponto com o “fast-food”, que acarreta um conjunto de prejuízos para a saúde; Promoção da gastronomia tradicional e apoio à restauração local, importante sector económico do município; a Valorização da alimentação mediterrânica, sendo o culminar de todo um trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, com o projecto “São Brás à Mesa”, associando-se às comemorações do Dia Mundial da Saúde (7 de Abril).

A Quinzena Gastronómica “Sabores do Caldeirão” visa a promoção turística do município, potenciando os valores da Tradição, aliando as tradições culturais e religiosas do Domingo de Páscoa, ponto alto no calendário turístico do município à boa gastronomia tradicional. Boa gastronomia, que não é apenas saborosa, mas é também saudável, porque preserva as características da alimentação mediterrânica, um dos padrões alimentares mais saudáveis do mundo.

Não se trata de um concurso, mas apenas de uma mostra de gastronomia, sem que estejam previstos quaisquer prémios ou distinções individuais, mas tão só a promoção do colectivo de restaurantes participantes, no quadro da promoção turística do Município.

Restaurantes Participantes

1.Casa de Pasto Adega Nunes
2.Restaurante Beira Serra
3. Restaurante Fonte da Pedra
4. Restaurante Graciano
5. Casa de Pasto Lena
6. Restaurante Rocha da Gralheira
7. Restaurante Sabores do Campo
8. Restaurante Tachinho do Algarve
9. Restaurante Vila Vela
10.Restaurante Zé Dias


Requisitos exigidos aos restaurantes participantes:

Garantia de Qualidade, Sabor e Saúde!
Os restaurantes participantes apresentam uma ementa “Sabores do Caldeirão”, que constitui a sugestão da quinzena gastronómica, constituída por 1 entrada, 2 pratos principais e 1 sobremesa.

Os pratos constantes da ementa “Sabores do Caldeirão” respeitam os valores tradicionais da alimentação mediterrânica, nomeadamente através de:

Utilização do azeite; Utilização de ervas aromáticas para temperos; Utilização de produtos da época; Utilização de ingredientes característicos da alimentação mediterrânica; Equilíbrio nutricional.

- ALMA ALGARVIA - De S. Brás de Alportel para o Mundo!!! - Sinta o pulsar de tudo o que de mais importante e interessante acontece em São Brás de Alportel e no Algarve!!! -
eXTReMe Tracker

Powered by Blogger

Grátis

Google
  • Velocidade de Navegação


  • Cartoons, Caricatures, Comic Strips & much more!
    Garfield Clube da Mafalda

    El sudoku del día por SudokusWeb.com
    O meu ip

    Estou no Blog.com.pt


    My blog is worth $6,209.94.
    How much is your blog worth?